quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Jerimum ( Abóbora )

Olá, amores!!!

Bom, a dica de hoje é de um alimento super saboroso, nutritivo, que causa saciedade e tem pouquíssimas calorias e carboidratos.
Estou falando do Jerimum, como é conhecido aqui no Nordeste, ou da Abóbora, como é chamada em outras regiões do Brasil.
Resolvi falar sobre o jerimum, hoje, porque foi o meu almoço.
Um delicioso prato de jerimum com sobrecoxa de frango cozida e 2 colheres de arroz integral. DIVINOOOOOOOOO!!!
O que somou apenas 266 calorias comendo muito bem!

Abaixo segue um texto que retirei do site da Revista Dieta Já .


Abóbora levíssima e bem brasileira
Poucas calorias e muito sabor são as qualidades apreciadas dessa espécie que faz um bonito papel nas mais variadas preparações culinárias. Vale a pena experimentar e conferir os resultados positivos na balança

Assada, fervida, cozida no vapor ou no microondas, a abóbora é um alimento versátil e tanto pode ser o ingrediente principal de um prato doce quanto o de um salgado. Da entrada até a sobremesa, ela tem um belo papel. Muito utilizada na alimentação brasileira - tem um sabor inconfundível, com um toque meio adocicado - faz bonito também como acompanhamento de carnes, substituindo alimentos bem mais calóricos.
"Tem poucas calorias, uma vez que aproximadamente 95% da sua composição é água. Em 100 g de abóbora cozida somam 40 calorias, no máximo, 9,8 g de carboidratos, 1,2 g de proteína, 0,30 g de gordura e 1 g de fibra", ensina a nutricionista Sônia Almeida, dos Vigilantes do Peso. Por seu baixo teor calórico - dependendo da espécie, pode ter de 20 a 40 calorias por 100 g -, comparada com outros alimentos, como a batata e a cenoura, por exemplo. Assim, é uma boa opção para substituir esses legumes em recheios, reduzindo consideravelmente as calorias.
Além disso, ela tem alto valor nutritivo, com vitaminas E, A e as do complexo B e sais minerais. Possui, ainda, o betacaroteno, um poderoso antioxidante encontrado em frutas e legumes de coloração alaranjada. Ele ajuda a combater os radicais livres, prevenindo inúmeras doenças degenerativas, como o câncer.
Mil e uma utilidades
O melhor de adicionar a abóbora ao cardápio da família é que dessa planta tudo se aproveita. A polpa nem precisa de apresentação, já que o doce de abóbora é uma das receitas tradicionais da culinária de vários Estados brasileiros. E o jerimum (como ela é chamadada no Nordeste) com carne-seca é de dar água na boca. Mas ela pode ainda dar um charme a pratos, como o nhoque, a panqueca e as massas em geral.
As sementes são um aperitivo e tanto. "Quando torradas por mais de 10 minutos, exalam um aroma parecido com o do amendoim e são ideais para ser consumidas como petisco, pois promovem a sensação de saciedade. Excelente fonte de minerais, como ferro, fósforo, potássio, magnésio e zinco", informa a especialista dos Vigilantes do Peso, elas também podem ser transformadas em farinha e misturadas à de trigo na confecção de bolos e biscoitos.
Quem pensa que a utilização culinária da abóbora pára por aí está enganada. Os brotos de suas folhas podem ser mais um item saboroso em ensopados; e as fl ores, conhecidas também como cambuquira, fazem a diferença numa omelete ou à milanesa. Até a casca, rica em fibras, pode ser cozida e consumida sem susto. É só lavar bem com uma escova, deixar de molho em água e solução que elimina bactérias (que a gente usa normalmente nas verduras) e está pronta para enriquecer o arroz, a carne moída ou a farofa.

E aí, gostaram? 

Segue uma receita deliciosa para fazer no jantar.

A receita é para duas porções

Ingredientes:
2 xícaras de abóbora cortada em cubinhos 
1 xícara de água 
1 xícara de leite desnatado 
1 colher de chá de azeite 
1 dente de alho amassado 
sal e pimenta a gosto 

Preparo:
Frite o alho no azeite. Junte a abóbora e a água e cozinhe até que a abóbora esteja desmanchando (se necessário, junte um pouco mais de água). Acrescente o sal, a pimenta, o leite e bata tudo no liquidificador, até virar um creme. Volte a mistura à panela somente para aquecer o creme e sirva.

Dicas:
Você pode acrescentar uma colher de requeijão light um pouco de rúcula picadinha  para enfeitar o prato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário